terça-feira, 29 de outubro de 2019

Cerveja artesanal ou tradicional, qual é a mais saudável?

Publicado no Notícias Ao Minuto, em 28/10/2019. (https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1346291/duelo-de-titas-cerveja-artesanal-ou-tradicional-qual-e-a-mais-saudavel)

Artesanal ou tradicional? A verdade é que nenhuma é de facto uma escolha dita saudável.
Mas, apesar de não ser a bebida saudável por excelência (essa será sempre a água), a cerveja pode trazer benefícios para a saúde – mais do que os refrigerantes açucarados.
Como destaca o Huffington Post tanto a cerveja comum como a artesanal contêm selénio, vitaminas B, fósforo, ácido fólico e niacina, bem como proteína e fibra. E também uma das poucas fontes dietéticas de silício, que pode ajudar a prevenir a osteoporose.

“As cervejas que contêm altos níveis de malte de cevada e lúpulo são as mais ricas em silício," disse Brunilda Nazariodiretora médica da WebMD, à publicação The Huffington Post.
embora possa parecer que as cervejas produzidas em massa são mais pobres em nutrientes do que as suas homólogas em pequenos lotes, não é o caso, de acordo com Charlie Bamforth, professor de ciências da cerveja na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O especialista disse à rádio pública dos Estados Unidos que "mesmo as cervejas produzidas em massa são confecionadas em grande parte com açúcares naturais à base de cereais e alguns aditivos". 
Uma coisa a que deve estar atento se não quer adicionar demasiadas calorias extra à sua dieta é à percentagem de álcool da cerveja, uma vez que quanto mais álcool tiver, também mais calorias.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Notícia: Aplicativo que reúne produtores de cerveja artesanal



Imagem obtida na reportagem citada neste post.
Em 10/03/2019, foi publicada no site do Jornal Diário dos Campos, de Ponta Grossa (PR), matéria sobre um aplicativo criado para unir cervejeiros artesanais e consumidores que desejarem avaliar as brejas artesanais.

Uma startup de São Paulo criou um aplicativo para ajudar e incentivar a fabricação de cervejas artesanais. O app.peer2beer.com.br reúne os ‘panelinhas’ que querem investir nesse setor, mas ainda estão testando as receitas. Funciona assim: o cervejeiro cadastra a receita e conta um pouco da história da bebida que está criando. O consumidor analisa e, se gostar da ideia, apoia com R$ 59,90. Esse valor é só um incentivo, porque o importante é deixar claro que a bebida feita em casa não pode ser comercializada. Depois disso, quem apoiou a cerveja recebe a bebida em casa e avalia no aplicativo se gostou ou não da cerveja.

Veja a matéria completa em: https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/conheca-o-aplicativo-que-reune-produtores-de-cerveja-artesanal

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Notícia: Sucesso das cervejas artesanais pressiona marcas grandes

Foto: divulgação do site Correio Brasiliense Economia

Segundo o Correio Brasiliense Economia, somente em 2018, novas 210 fábricas de cervejas especiais começaram a operar no Brasil, aumento de 30% e o melhor resultado da história.

Do total de novas cervejarias, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul lideraram o ranking. No ano passado, a cada dois dias uma nova cervejaria surgiu no território nacional, superando em três vezes a velocidade que foi registrada há uma década.

Um dos principais motivos para o aumento da demanda por cervejas artesanais é o sabor diferenciado, quando comparado com as cervejas tradicionais, além da adoção de um estilo mais “gourmetizado” de consumir a bebida.

Mas, apesar da manchete, o mercado nacional ainda é dominado pelas grandes cervejarias (AmBev, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil), com 96% de domínio, diferente do que ocorre nos EUA, onde as gigantes do setor detém 58% do consumo total.

Referências:
Correio Brasiliense Economia: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/02/08/internas_economia,736195/sucesso-das-cervejas-artesanais-pressiona-marcas-grandes.shtml.