sábado, 24 de novembro de 2018

Notícia: Nova norma para rótulos de cerveja

Nova norma para rótulos de cerveja

MARCELA CAETANO • SÃO PAULO - PUBLICADO EM 19/11/18 ÀS 05:00

A nova exigência do Ministério da Agricultura (Mapa) de que os rótulos das cervejas tenham que discriminar os ingredientes foi encarada de forma positiva pelos fabricantes.

A partir de 6 de novembro de 2019, os rótulos terão que informar todos os ingredientes que compõem o produto, além do nome da espécie vegetal de origem do açúcar utilizado no produto, como de cana, por exemplo.

A instrução normativa (IN 68) foi publicada na última sexta-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU).

A normativa prevê a substituição de expressões genéricas como “cereais não malteados ou maltados” pela especificação dos nomes dos cereais e matérias-primas efetivamente utilizados como adjunto cervejeiro, como milho, arroz, aveia ou trigo, por exemplo. “Acredito que a decisão está bastante adequada e não privilegia a ninguém”, afirma o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Paulo Petroni. 

A entidade representa atualmente o Grupo Petrópolis além de pequenos e médios produtores nacionais.

Para ele, a medida permite que seja oferecida uma informação adicional ao consumidor e não deve ter impacto na demanda por produtos.

“Isso depende mais do gosto e da ocasião de consumo do que dos ingredientes em si. Não acredito que mude a decisão do consumidor.”

Em nota, o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, ressalta que a normativa representa mais transparência para o consumidor. “Agora, quem bebe a cerveja saberá exatamente o que há no seu copo”, diz.

Para Lapolli, a decisão é um impulso para o segmento de cervejas artesanais independentes. Atualmente, 835 cervejarias estão em operação no País. “Trabalhamos com um produto que tem mais valor agregado, com um processo que emprega mais pessoas e que se preocupa com a qualidade sensorial do que chega ao mercado”, afirma. “Com a normativa, o consumidor vai perceber isso antes mesmo da compra, ao olhar para os ingredientes explícitos no rótulo”, confirma.

Prazo

Petroni, da CervBrasil, ainda destacou que o prazo para adaptação à regra está mais adequado que o anteriormente proposto, que era de 90 dias. “Desta forma, ficou bastante tranquilo para diluir as perdas e colocar as informações ao consumidor”, destaca, referindo-se a questões logísticas que envolvem a mudança, como a necessidade de retirar produtos não adequados à normativa do mercado no prazo.

Disponível em: https://www.dci.com.br/industria/nova-norma-para-rotulos-de-cerveja-1.759055

Notícia: Cerveja artesanal ganhará incentivo em lei municipal em Schroeder (SC)

Cerveja artesanal ganhará incentivo em lei municipal

Como forma de apoiar a produção da cerveja em Schroeder, o prefeito Osvaldo Jurck encaminhou para a Câmara Municipal projeto de lei que cria o programa de incentivo às microcervejarias artesanais, brewpubs, nanocervejarias artesanais e cervejeiros artesanais. A proposta visa, fundamentalmente, expandir e apoiar a cultura da cerveja artesanal schroedense por meio das microcervejarias artesanais, bem como dos produtores de insumos e equipamentos cervejeiros, instituições de ensino cervejeiro e produtores caseiros de cerveja.

A produção, segundo o projeto, precisa estar em consonância com as boas práticas de elaboração de cerveja do Ministério da Agricultura e com os requisitos da Vigilância Sanitária de Schroeder. Para os efeitos da lei, considera-se microcervejaria artesanal o estabelecimento sediado no município com produção anual de R$ 3,5 milhões de litros e com armazenagem inferior a 140 mil litros mensais. No caso de brewpub, o estabelecimento poderá produzir até 160 mil litros ao ano. Já a nanocervejaria a produção poderá chegar a 20 mil litros anualmente. E o cervejeiro artesanal, produção anual de até 6,5 mil litros.

Núcleo de Cervejeiros de Schroeder é o primeiro de Santa Catarina

No dia 29 de outubro foi homologada em reunião de diretoria da Associação Empresarial de Schroeder, a abertura do Núcleo de Cervejeiros, sendo o primeiro do Estado de Santa Catarina. O Núcleo conta com 13 integrantes e já tem o seu planejamento estratégico definido para os próximos cinco anos.

O objetivo do Núcleo é estimular a produção artesanal da cerveja por meio do associativismo, buscando maior conhecimento e soluções para que a atividade esteja em constante evolução. Nenhum integrante tem empresa aberta, são produtores de cerveja artesanal para consumo próprio, sem comercialização, ainda. A abertura oficial do Núcleo de Cervejeiros da Acias está marcada para o dia 3 de dezembro, à noite, na sede da entidade.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

#1 - Objetivos do blog Cervejando em águas escuras


Sou um apreciador de uma boa cerveja! Mas da boa cerveja mesmo! Aquela feita com malte, puro malte, lúpulo, levedura e água!

Criei este blog para guardar os artigos e outros textos que fui lendo e que achei interessantes manter numa lista para fácil consulta futura. Assim, aqui você vai encontrar reproduções de conteúdos existentes na internet, sempre que possível com o link para o texto original e com citação do autor.

Abraços!